Por Reinaldo / Sexta-feira, 05 de Fevereiro de 2010
Turistas e moradores da cidade que vão passar o Carnaval em Salvador devem se preparar para a festa com antecedência, e assim garantir diversão e lazer. Para aqueles que pretendem levar crianças para a folia, os cuidados devem ser redobrados. O primeiro passo é identificar a criança através de crachá ou pulseira contendo nome, telefone, endereço e dados dos pais e/ou responsáveis. Outro cuidado diz respeito à pele, que não deve ser exposta ao sol sem o uso de um protetor solar. Mesmo em locais cobertos, há incidência dos raios solares, lembra a pediatra e hebiatra Sandra Maria Plessim de Almeida, da Secretaria Municipal da Saúde. É importante passar o protetor meia hora antes de sair de casa, e a reaplicação deve ser feita a cada duas horas.A pediatra lembra que os pais devem oferecer água, suco e água de coco em intervalos regulares,pois não é comum a criança pedir algum líquido espontaneamente.
Em relação a alimentação fora de casa, a pediatra é categórica ao afirmar que comidas e lanches de procedência duvidosa devem ser evitados. Os pais devem ficar atentos também à exposição prolongada ao som muito alto, uma vez que pode causar danos à audição. Por isso, os filhos devem ficar a uma distância segura dos trios elétricos. A pediatra Sandra de Almeida recomenda que as fantasias guardadas sejam lavadas antes do uso. Além disso, as roupas devem ser de tecido leve e arejado, como o algodão. Alguns tecidos causam alergia em contato com a pele devido ao calor, a exemplo do tule, ou filó. Lantejoulas e brilhos que soltem facilmente da roupa devem ser evitados, pois podem machucar os olhos, ou serem ingeridos pelas crianças, principalmente no caso das menores de três anos. Evite fantasias longas ou cheias de babados, para que o pequeno não tropece e caia na hora da folia.
Capas devem estar, no máximo, na cintura da criança. Os bonés ou chapéus também não devem ser esquecidos, assim como o calçado deve ser confortável e macio, para não machucar os pés. Uma sapatilha ou um tênis pode deixar a criança mais tranquila e à vontade para pular o Carnaval. Todas essas medidas garantem mais segurança à meninada.
Fonte: revista "Saúde e você", uma publicação da Secretaria Municipal da Saúde ( jan/2010 )